"Para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação" (Salmo 67.2)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Um Histórico


Ainda me lembro quando o Pastor Bill Kettlewell me abordou nas escadarias do Centro de Ensino do Seminário Batista do Cariri para me falar de um projeto que ele chamou Semana de Música Sacra. Ele estava convidando um professor de música que viria dos Estados Unidos do Maranatha Baptist Bible College para dar um curso diversificado em música na Primeira Igreja Batista Regular em Aracati-CE. A idéia dele era, além da gente sempre falar contra a música de péssima qualidade, associada com idéias e comportamentos que vão contra as Escrituras, ter também um bom exemlo de boa música. Sempre achei mesmo ser muito melhor produzir música de qualidade do que ficar atacando a música que não tem qualidade.


Desde aquele ano de 2002, a mesma instituição, a semana de música sacra, tem se repetido por cinco vezes e planejamos nossa sexta versão. Já em 2003 a semana de música passou a ser feita no Seminário Batista do Cariri, na cidade do Crato-CE. Desde então a semana tem crescido em número de participantes e qualidade musical, por um preço relativamente baixo para os congressistas, sem nenhum auxílio governamental, como muitos festivais de música possuem naturalmente.


O Dr Monty Budahl, que é atualmente professor emérito e se dedica a projetos missionários, esteve conosco em três semanas de música seguidas, sempre mostrando sua disposição, sua técnica para lidar com um grupo não profissional e sua intimidade com Cristo. O Dr George Dougherty, professor do Faith Baptist Bible College, com seu puro e brilhante trompete, esteve conosco por duas semanas, de quem sentimos saudades e com que aprendemos tanto. Desta vez, entre os professores convidados vindos do exterior teremos a senhora Alexandra Fisher. Ela é brasileira radicada na América do Norte e toca violão clássico, além de reger um coral regional.


Além desses professores, tivemos muita qualidade com a prata da casa. Tivemos a professora Agda Yumi Amaral com sua aula de técnica vocal e seus belíssimos solos. Tivemos o pastor Marcos Perin, que na última semana de música nos falou sobre filosofia de música na igreja, e também o pastor Luzanilton Neves, que nos orientou sobre o uso de aparelhagem de som. Muitos outros professores e alunos estiveram na Semana de Música fazendo com que o evento fosse tão rico e tão singular.


Esperamos que este blog possa auxiliar na divulgação e na ampliação da semana. Já participei de outros cursos de música com professores muito bons, promovidos por diversos órgãos. Posso dizer com esta experiência que nossa semana possui grande qualidade. Quem dela já participou não faz mal em retorná-la em anos seguintes.