"Para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação" (Salmo 67.2)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Semana de Música foi uma bênção!


Pensar na VI Semana de Música só me faz ficar radiante de alegria. Houve muitas invoações este que ano que contribuíram para que a Semana fosse um grande sucesso. Desta vez sabíamos com antecedência da vinda de vários irmãos.
Pudemos organizar os blocos e os quartos com mais calma e o tempo livre da segunda de manhã nos proporcionou um início menos turbulento e agradável. Creio que isso se deve a divulgação da Semana de Música na Rede, às incrições prévias e ao fato de que a Igreja que enviou mais participantes, a Igreja de que o coordenador é ministro de música, já tinha feito inscrições previamente. Nunca tivemos tantas pessoas na Semana de Música: 96 no total. Nossa orquestra ficou maior. Tínhamos 40 componentes. Nosso coral foi incrementado com a participação ativa do grupo Tributo de Louvor que, inclusive, participou do ensaio chefiando os naipes. Tivemos, pela primeira vez, pessoas vindas de Manaus, AM. Esperamos que não só venham pessoas deste Estado no ano que vem, como venham pessoas de outros Estados do Brasil como Pará, São Paulo, Paraná, Minas e outros estados do Nordeste.
Neste ano, tivemos muitas crianças. Esta presença especial faz-nos pensar na possibilidade de uma programação especial para elas, que tenha condições de atingi-las e providenciá-lhes treinamento musical e espiritual suficiente, para que elas atuem em suas Igrejas na adoração.
Está sendo preparado um DVD com a apresentação que, aqueles que já encomendaram , receberão a um custo bem baixo. Outras cópias serão feitas para todos aqueles que quiserem ouvir em casa sobre a bênção do perdão.
Já estamos preparando as músicas para a próxima semana! Que Deus nos abençoe para que tenhamos um programação ainda mais rica e significativa!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Iniciou a Semana de Música!



Nossa semana de música nnca esteve tão animada! Temos 96 participantes incluindo professores e alunos. Este ano temos muitas crianças no campus do Seminário, o que faz com que tudo seja mais barulhento e alegre. É impressionante como o coral tem conseguido vencer partituras relativamente difíceis e a nossa grande orquestra, com mais de 40 componentes, está pouco a pouco se encontrando nas inumeráveis entradas, expressões e ritmos.
É também uma agradável surpresa a pessoa e o ensino da professora Alexandra Fisher. Pela manhã, na matéria de Ensino de Música na Igreja, ela nos tem apresentado o precioso método Kodály de educação musical. Uma expressão marcante desta aula é: "o melhor professor de música é aquele que tem condições de ensinar o que é mais difícil no vocabulário mais fácil". A masterclasse de violão também é a maior de todas com uma completa apostila e uma abordagem que tange a música erudita, lida com a partitura e a música popular pelas cifras. Como é bom compartilhar com outros professores uma arte tão preciosa, criada para glória do Deus Vivo!
Hoje, temos nossa primeira apresentação. Esperamos em Deus que possamos fazer o melhor. Lutem em oração conosco!

(A imagem é de Kodály rodeado de crianças)