"Para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação" (Salmo 67.2)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tragam todos suas estantes


Devido ao grande número de participantes da Semana de Música Sacra, especialmente de instrumentistas, pedimos a todos que incluam em suas bolsas cheias de expectativas e de "não vejo a hora de chegar a semana de música" uma ou duas estantes para partituras. Se você toca um instrumento musical e ainda não tem nenhuma, vá comprá-la (sem querer ofender).
Na semana de música você vai adquirir a oportunidade de desenvolver a sua leitura. Sei que na maior parte das nossas Igrejas os músicos por intuição, tocam de ouvido como se diz, e tocar de ouvido não é errado. Penso que é inadequado tocar só de ouvido, como também é limitador tocar só lendo uma partitura.
É ruim só tocar de ouvido, porque ao músico fica vedada a educação musical em uma vastíssima cultura artística registrada num código tão universal como os números hindu-arábicos e o alfabeto latino, o código bem estabelecido da notação musical. É também um fator de restrição ao aprendizado musical a falta de desenvolvimento da percepção, que é a capacidade de visualizar os sons de notas, ritmos e acordes sem tê-los escritos à frente, apenas escutando sua execução. Parece que o músico brasileiro é mais intuitivo e criativo do que racional e preciso, mas as duas capacidades podem ser desenvolvidas perfeitamente, havendo muitos métodos disponíveis que nos podem ajudar a melhorar nossa leitura e nossa percepção com muita eficácia.
Portanto, não esqueça: traga uma estante para partituras e aqui, na semana, ouça a música com o coração, já que a música é a arte do som que ecoa nos ouvidos do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário